2 comentários:

  1. Em pleno centro da cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão, os URUBUS faz a sua festa, e ai é na porta da IGREJA CATÓLICA, mais aqui fica uma pergunta, pois diz os mais velhos que URUBU não faz a FESTA com a carniça de outro URUBU, não sei porque? você sabe me dizer porque?

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  2. VEJA ESTÁ HISTÓRIA OU OPINIÃO
    .
    Urubu ou beija-flor?

    Em tempo de campanha política, ainda ouvimos e assistimos debates, pronunciamentos baseados em ataques pessoais. Mesmo com o olhar clínico da Justiça Eleitoral, farpas ainda são disparadas. Enquanto assistia ao horário gratuito, chegou em minhas mãos esta reflexão do padre Alir, que faço questão de partilhar com os leitores. Como o relacionamento humano seria diferente se tivéssemos a atitude da ave menor do texto seguinte:
    "O urubu é capaz de passar diante de dezenas de açougues e não se interessar por nenhuma carne que ali está. Mas se encontrar uma carniça, então ele faz uma grande festa. O que é bom e saudável não lhe interessa. Quanto mais estragado e cheirando mal, mais o atrai e lhe apetece.
    Já o beija flor, é capaz de passar de flor em flor e ir ao fundo de cada uma delas em busca do mel que nela existe. Ele quer o bom e gostoso que está no seu interior.
    Perguntas capciosas: Com quem me assemelho mais? Com o beija-flor ou com o urubu? Sou do tipo que procura no outro mais as qualidades ou os seus defeitos? Alegro-me mais quando encontro o seu mel ou seus "podres"?
    Por que será que as pessoas ficam tão encantadas quando vêem um beija-flor?
    Que imagem as pessoas têm do urubu?
    O que as pessoas lembram quando vêem um urubu?
    E ao vislumbrar um beija-flor?
    Por que o beija-flor é tão "elegante", saudável, querido e amável?
    Já o urubu!...
    O que um bom mel não faz numa pessoa!
    Quem não fica "orgulhoso" ao ser comparado com um beija-flor?
    Já ao ser chamado de urubu, qual a reação da pessoa?
    Proposta de vida.
    Cada dia procurar estar mais distante e diferente do urubu, não falando e destacando as coisas negativas dos outros.
    Cada dia mais próximo e semelhante ao comportamento do beija-flor. Tentando descobrir e elogiar na pessoa os seus "méis", qualidades, virtudes e méritos.
    No mínimo, ao menos pelo fato de sermos considerados mais semelhantes ao beija-flor do que ao urubu, já vai valer a pena.
    Quem ao final de cada ia examinar-se: Quantas atitudes de beija-flor (vi e destaquei as qualidades das pessoas), e quantas de urubu (vendo, comentando e passando à diante os seus pobres) tive durante este dia?
    Eis um desafio: transforma-se cada dia mais semelhante ao beija-flor!"

    (do artigo baseado no livro Como mudar a pessoa com quem você vive ).

    De Frei Alceu Boniatti membro da família franciscana

    Edmilson Moura.

    ResponderExcluir