GOLPE DO MINHA CASA MINHA VIDA VALIA ATÉ R$ 5 MIL


Segundo a Policia a fraude em IMPERATRIZ-MA foi confirmada em depoimento de none vitimas.
O suspeito de golpe cobrou cobrava até R$ 5 mil para fraudar o Minha Casa Minha Vida
Ex-funcionário da prefeitura de Imperatriz responderá processo em liberdade.
José Francisco Lacerda foi preso segunda-feira dia 21 de julho de 2014

E foi posto em liberdade, o ex-funcionário da prefeitura de São Luís suspeito de prometer a venda de casas do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do governo federal. De acordo com a polícia, José Francisco Lacerda prometia facilitar o sorteio do nome de pessoas inscritas no programa, em troca de quantias que chegavam a R$ 5 mil.

Lacerda foi preso na segunda-feira (21), depois que vítimas do golpe o localizaram e chamaram a polícia. A suspeita de estelionato foi confirmada pelas vítimas, em depoimentos prestados por nove pessoas. Segundo elas, o ex-funcionário cobrava até R$ 3.500 para facilitar o sorteio no programa habitacional.

Uma das vítimas disse que o documento das casas seriam entregues em até uma semana. “A gente confiava que ele ia dar essa casa pra gente. Ele dava muita pressão, dizendo que era pra arranjar logo o dinheiro porque a casa já estava em nosso novo”, disse. Outra vítima afirmou que o suspeito acompanhava os compradores até o balcão do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), onde já havia pessoas para efetuar o cadastro. “A bancada já estava pronta pra gente. Ele fez a inscrição e disse que era só aguardar o sorteio. Nós aguardamos, não fomos contemplados e entramos em contato. Então ele disse que caso a gente não fosse contemplado, ele iria ressarcir esse valor”.

Uma outra vítima testemunhou contra Francisco Lacerda, e disse que casas do programa, em Senador La Rocque, também eram negociadas. Seu irmão foi indiciado como co-autor do crime. “Ele pegava o nome das pessoas, que davam até R$ 5 mil. Ele colocava esses nomes para aparecerem no sorteio. E nisso, meu irmão buscava um, dois, três compradores, que davam o dinheiro, e ele simplesmente sumia. O pessoal ia atrás de meu irmão, porque na verdade ele não conhecia o Lacerda e daí ele teve que pagar, reembolsar todas essas pessoas”, explicou.

De acordo com a polícia, o golpe com a negociação das casas foi aplicado em outubro do ano passado, mas a investigação começou há um mês. Francisco Lacerda não foi preso em flagrante e por isso vai responder em liberdade pelo crime de estelionato.

“Nós temos informações de que há outros parceiros dele atuando aqui, como em outras cidades. Mas as investigações estão no início, vamos começar a colher os depoimentos, coletar as provas e colocar no inquérito para entregar à Justiça”, afirmou o delegado José Fabiano Gomes. De acordo com a polícia, José Francisco Lacerda prometia facilitar o sorteio do nome de pessoas inscritas no programa do governo federal em troca de dinheiro. Nove pessoas já prestaram depoimento à polícia.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Imperatriz, responsável pela gestão do ‘Minha Casa Minha Vida’, o suspeito foi exonerado da prefeitura há quase dois anos.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante.
Edmilson Moura.

0 comentários:

Postar um comentário