A temporada dos comícios


"conversando com alguns eleitores, pude perceber que ainda reina a velha forma de se fazer política, ou seja, “farinha pouca, meu angu primeiro” "E os interesses coletivos? Emprego, saúde, E o tão sonhado desenvolvimento social da cidade?"
           
Já dizia Einstein o tempo é relativo, bem como o período das férias. Quando a coisa tá ficando boa, eis que ele (o tempo) acaba. Mas tudo faz parte de um texto dentro de um contexto sob o pretexto de se sair da rotina para, então, sentirmos falta da vida dita normal. Será?

            E neste período das férias estou tendo a oportunidade de acompanhar um pouco, na verdade, apenas o início da época das campanhas políticas e pelo que vejo a corrida pelos cargos públicos estar devagar quase parando, bom pelo menos aqui em nossa cidade.
            Mudanças na forma de se fazer política ou estão deixando tudo pra última hora?
            Seja qual for o motivo, só sei que estar aberta a temporada dos comícios, das propagandas eleitorais para a realização da festa da democracia.
            Mas conversando com alguns eleitores, pude perceber que ainda reina a velha forma de se fazer política, ou seja, “farinha pouca, meu angu primeiro” vou votar em fulano pra continuar, ou, irei votar neste ou naquele candidato para ver se consigo alguma coisa nestes próximos anos.
            E os interesses coletivos? Emprego, saúde, e o tão sonhado desenvolvimento social da cidade? A julgar por estes eleitores, nada mudará seja quem for o vitorioso nas urnas.
            Mas a maneira de se fazer política foi sempre assim. Primeiro tem-se que ajuntar muito dinheiro pra depois juntar gente, eleitores.
            Depois promete-se tudo como sem falta e depois falta-se com toda certeza. Só mesmo eleitores cegos e egoístas pra acreditar em tais promessas.
            Com todas as formas de comunicação disponíveis fica difícil acreditar que ainda tenha pessoas (eleitores) que ainda não conheçam quem são os candidatos e/ou o seu histórico de vida para, então, escolher aquele que apresente um bom currículo.
            Gozamos do tal livre arbítrio, onde somos livres para fazermos nossas escolhas, mesmo sabendo que a grande maiorias são induzidas ao erro pelo engano e falsas promessas, mas fazer o que.
            A esperança que fica é podermos ver quem são os candidatos, o que fizeram ou o que prometem fazer em prol da cidade e da população, rever o passado dos mesmos e escolher aqueles que realmente encontram-se comprometidos com o futuro de nossa cidade.
            Pra isso repito: estar aberta a temporada dos comícios e do corpo-a-corpo para todos tirarem suas dúvidas e eleger as pessoas certas para ocupar a casa das leis e do poder executivo local.
            No mais, tentemos mesmos desacreditados como estamos, esperar que a situação política do nosso país e da nossa cidade possa melhorar, pois se ela encontra-se ruim, lembremos, pode piorar e pelos quatros anos.

Do: TB

7 comentários:

  1. Meu mestre RAIMUNDO WILSON, os internautas e povo de São Luis Gonzaga-MA, pegando a carona da materia. FARINHA POUCA MEU ANGU PRIMEIRO, que os politicos diga a VERDADE? para o POVO, e aqui RAIMUNDO WILSON, com vossa permissão quero falar ou dizer.

    Faz dias que esta frase não me sai da cabeça. Fico pensando o quanto está errado pensar primeiro em mim e depois nas outras pessoas.
    As vezes escuto algumas afirmações, me dizendo que eu sou egoísta, prepotente e etc.Ainda não sei responder se escuto isso vindo de fora ou de dentro de mim, mas sempre escuto que é preciso lutar para as relações darem certo, que é preciso fazer concessões, ser tolerante, assumir prioridades e todas estas regras que ditam uma relação, estou falando de toda e qualquer relação “estável e duradoura”
    Fico me questionando, será mesmo que é disso que é feita uma relação? Cada um abre mão das suas coisas, às vezes de seus valores, de seus desejos, de suas metas e objetivos e quando se dá conta e olha pra dentro de si, acaba percebendo que já não se é mais autentico, você acaba sendo uma cópia do outro.
    Nunca foi isso que quis para mim, eu sempre quis alguém que me entendesse, entendesse que tenho meus desejos e prioridades e que não vou abrir mão desta minha subjetividade, senão deixo de ser eu, para ser outro alguém que no fim das contas não existe!
    Então fico ouvindo estas afirmações e me repenso, parte disso vem de dentro de mim, sim, me sinto culpada por de certa forma ter um pensamento egoísta, me angustia pensar que segundo alguns mandamentos alheios por ai, isso é pecado mortal.Amai o próximo...
    Mas ai, repenso de novo, e a frase não sai da minha cabeça, “Farinha pouca, meu angu primeiro.” Se eu não pensar em mim ninguém pensa, se eu não tomar as rédeas da minha vida, assumir minhas prioridades e desejos, é muito complicado alguém fazer por mim. E quer saber? O mandamento é “ame o próximo como a ti mesmo” e quem não se ama é incapaz de amar o próximo, quando não nos amamos, mas afirmamos amar o próximo, pode ter certeza que ai só existe uma relação de posse, dependência e não é saudável, é somente uma relação enganosa. E também não é isso que eu quero para mim.
    Eu quero ser verdadeira, quero verdade na minha vida, partindo de mim e partindo do outro, através desta verdade estabelecer uma relação de sinceridade, confiança e ai sim, conhecendo verdadeiramente o outro, ai sim amá-lo pelo que ele é, e não pelo aquilo que ele ou eu fantasiam ser...a verdade na minha opinião é a melhor amiga do amor.
    E a minha verdade no momento é esta... “Farinha pouca, meu angu primeiro.”
    E quem concorda, ótimo, não concorda... Sinto Muito! e que me desculpe se falei demais, com muita humildade.
    Ass. Edmilson Moura.

    ResponderExcluir
  2. Posso dizer sem receio que a grana tá rolando solta nessa campanha eleitoral,já peguei de um candidato depois pego do outro mas meu voto mesmo é de Q...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCE NÃO NÃO VALE NEM O DINHEIRO QUE RECEBEU

      Excluir
  3. Esta semana contrataram pessoas para educa sem nenhuma formação profissional e nem experiência de sala de aula.Cadê o ministério público desta terra?Parece brincadeira

    ResponderExcluir
  4. aamigo o meu tambem chova ou faça sol.40 hoje e no dia eleição.

    ResponderExcluir
  5. sou pelo povo sou por mim sou 14 sou walter sou sindicato dos trabalhadores sou vereador eleonilson sou nonato sou tatuzao portanto sou 40 sou dr junhinho

    ResponderExcluir