Conhecer o conhecimento

Conhecer é a questão crucial de nossa existência. Sem aprendizado, nem uma espécie sobreviveria. O que distingue o ser humano dos demais seres vivos é exatamente a capacidade de conhecer e aprender, acentuada sobretudo por meio da linguagem e do pensamento. O conhecimento constitui a essência da civilização. Estudando as civilizações egípcia, grega ou romana, percebo que civilizações marcantes em quaisquer épocas ou lugares são as que mais criam, compartilham e aplicam conhecimento.
            Compreender o mundo não só depende de como se realimenta o conhecimento como também da nossa percepção, pois o ato de conhecer exige sofisticação perceptiva. Conhecer é romper com a ignorância, com a superstição, com a credulidade, com preconceitos e hábitos culturalmente arraigados e que perpetuam a nefasta dependência de pessoas, de organizações ou de povos. O conhecimento é o principal combustível da evolução e da revolução.
            Não é simples lidar com o conhecimento. Há vinte e cinco séculos filósofos debatem a noção de conhecer e seus processos. Embora o termo conhecer derive do latim cognoscere e vincule-se diretamente à cognição, o uso contemporâneo indica outros significados. Quando dizemos “conheço fulano” ou “sei quem é”, significa relação com alguém de pouca familiaridade, quase um desconhecido.
            Podemos inferir que na noção de conhecimento estão não só a percepção como também o entendimento e compreensão, competências tanto individuais quanto coletivas e a capacidade de aplicar as competências.



Do: TB

2 comentários:

  1. Evandro Araújo

    Qual o poder do elogio sobre você e os outros?

    Todo bom líder sabe da importância que é elogiar o trabalho de um colaborador, isso não é novidade para ninguém. É bom, satisfaz o ego e isso potencializa as nossas forças. Quem não gosta de ser elogiado por um trabalho que realizou? Até hoje eu não conheci alguém que tenha respondido que não, por que ainda é tão difícil para muitas pessoas exercerem essa prática?

    O elogio não se associa somente a um processo de feedback, onde são discutidos os pontos fortes e os que precisam ser melhorados do colaborador, muitas vezes as pessoas têm a necessidade apenas de ouvir que fizeram um bom trabalho e não apontar onde precisam melhorar, isso é uma outra etapa.

    O elogio, em minha visão é a arte e exaltar o próximo e, para isso, muitas vezes temos que nos "tornarmos pequenos" para engrandecer os outros. Isso não tem a ver com pequenez e sim com a humildade de reconhecer que as pessoas têm outros talentos diferentes e melhores dos que os nossos. Quando passamos a enxergar essas relações de forma "cooperativa" e não "competitiva" o conceito do elogio fica mais claro em nossas mentes.

    Têm pessoas que por nunca terem recebido um elogio sequer nem no útero familiar quanto menos no útero social, não conseguem dar os parabéns a uma pessoa, pois não foram orientadas para isso. Para elas qualquer trabalho é digno de questionamento e não de reconhecimento.

    Por outro lado existem as pessoas que até foram orientadas a isso, mas que não emitem palavras de elogio, pois ficam a todo o momento "protegendo" sua ocupação e, portanto, têm medo de exaltar ou de tornar visível outras pessoas que podem apresentar algum tipo de ameaça - o tipo do sujeito egocêntrico que necessita que toda a atenção seja para ele.

    Existe ainda o sujeito que justifica todas as suas mazelas no coitado do "tempo" - "Não tenho tempo pra isso. Estou com o tempo apertado. Não deu tempo", e assim por diante. Esses são os famosos "Rolando Lero", não se atentam para os mínimos detalhes e, às vezes, nem se lembram que trabalham com gente.

    No entanto, quando o assunto é o inverso - a crítica ao cenário já não é de tanta ausência de personagens assim, como diria Augusto Cury - "Tem pessoas que são rápidas em criticar e lentas em elogiar". A crítica é mais comum do que o elogio, convivemos com isso desde a infância, somos induzidos pela família ou pela sociedade a criticar políticos - sendo que nós mesmos é que votamos neles, jogador de futebol - muitas vezes sem saber jogar, os professores da escola, os amigos, enfim, a nossa capacidade em criticar é muito mais acelerada do que a de elogiar.

    Faça um teste: em dez minutos tente descrever em uma folha de papel três características extremamente positivas de todas as pessoas que trabalham com você. Não vale citar qualquer característica negativa, somente positiva, e tente perceber o grau de dificuldade que é olhar somente as qualidades de algumas pessoas, se o exemplo fosse o contrário, provavelmente teríamos mais facilidade de destacar em pouco tempo.

    Uma pessoa com a autoestima valorizada é capaz de trazer resultados surpreendentes para sua vida. Observe o desenvolvimento de uma criança, por exemplo. Tente criticar um desenho de uma criança e observe o seu comportamento, sua reação de insegurança e timidez. Certamente nesse momento você libertará o "monstro" de sua imaginação e correrá o risco de bloquear para sempre a criatividade dela. Por outro lado, se fizer um bom elogio a esse desenho certamente você verá uma criança feliz e segura.

    Cabe observar também que não é só a pessoa que recebe um elogio, um parabéns que fica gratificada, mas quem o pratica também. Pois, ser grato e reconhecer outra pessoa também faz bem para o ego. Muitos maridos e esposas, às vezes, se esquecem disso.

    Portanto, você já elogiou alguém hoje?

    Por Danilo Fernando Olegário para o RH.com.br

    ResponderExcluir
  2. É parece que apenas o atual prefeito de São Luis Gonzaga do Maranhão não sabe da importância de um elogio,enquanto isso prefere ser bajulado as custas de alguns biscaites.

    ResponderExcluir