Festa dos Professores

Como  simpatizante das causas nobres de minha cidade, não poderia  deixar de prestar esta singela homenagem aos nossos   queridos e sofridos  educadores,  pela festa  que o sindicato da categoria  os ofereceu.  Que Deus ilumine a  todos, e que esse mesmo Deus   abra a mente de nossas autoridades políticas para o reconhecimento do que é de direito de todos  educadores gonzaguenses e é negado principalmente pelo gestor público municipal.   



Vitorias e derrotas de um professor
15 de outubro dia do professor
O   professor sente-se vitorioso quando tem o privilégio de formar-se e receber o seu diploma.
Sente-se derrotado e frustrado quando não encontra trabalho.
Porem sente o gosto da vitoria quando passa em um concurso e tem seu 1º termo de posse.
Se sente derrotado quando depara-se com uma sala de aula, onde todos os alunos são indisciplinados.
Mas  a vitoria vem quando consegue o respeito de todos
Sente-se derrotado quando ver que o aluno não aprendeu. Logo sente-se vitorioso quando tem a honra de dizer, o aluno teve minha parcela de ajuda e aprendeu a ler e escrever.
Fica triste quando ver o noticiário, João é um homicida um traficante. Sente-se realizado quando a mesma emissora notícia José é um professor modelo, um médico honrado, um advogado bem sucedido; e lembra que ambos um dia estiveram em sua sala de aula.
As vezes pensa em desistir quando ver que seu companheiro de trabalho foi assassinado por seu aluno. Porem fica radiante quando outro companheiro é homenageado e premiado com  o prêmio Victor Civita
Fica feliz e vitorioso quando ao findar o ano letivo seus alunos alcançaram os objetivos traçados pelo o professor.
Mas de todos as derrotas, com certeza uma das maiores é quando o professor tem seus direitos negados pelos governantes diante disto tenho plena convicção que o professor deveria ser o profissional mais bem assalariado do país
Pois educar exige entrega, doação amor, perfeição integridade, compromisso e responsabilidade
Contudo é necessário que o educador esteja arraigado nos quatros pilares da educação que é o aprender: a conhecer, a fazer, a viver e a ser
Será que este dia é realmente de comemoração? Ou de reflexão? Ou mesmo uma forma de esquecer as angústias do cotidiano?
“Para refletir”
“Reconhecer que a valorização do professor é o melhor caminho para garantir qualidade na atuação docente, é um desafio para nossos futuros governantes”

Professora: Francilene do Carmo Alexandre

13 comentários:

  1. Acho que é um dia de reflexão... Eu tb passei pelas escolas gonzaguenses, sou da geração do jardim de infância do frei Nicolau. Guardo otimas lembranças daquele tempo. Tive muitos professores bons e outros nem tanto...Atualmente sou profissional liberal, tenho meu diploma universitario e acho que o professor é uma ferramente importante na formação das novas gerações.
    Deve ser por isso que são tratados com tanto descaso, pois assim não desenvolvem seu trabalho com dedicação e quase toda a sociedade sai perdendo. Menos!! menos as oligarquias! Pois elas são as que mais se beneficiam com a alienação social.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma linda festa, daquelas que podemos dizer que deixou saudade, aquela música cantada em homenagem ao professor meu Deus foi tudo de bom, já espero é a do próximo ano e com fé em Deus com um novo gestor para assumir o nosso município em 2013.

    ResponderExcluir
  3. Extraído de: Ministério Público do Estado do Maranhão - 3 horas atrás SÃO LUÍS GONZAGA - MPMA cobra piso salarial para professores municipaisCompartilhe

    A promotoria de Justiça de São Luís Gonzaga ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Município, cobrando a implementação do piso salarial nacional para os profissionais da educação escolar pública, estabelecido pela Lei nº 11.738/08, em vigor desde 1º de janeiro de 2009. De acordo com a lei, a remuneração mínima dos professores deve ser de R$ 950, com carga horária de trabalho semanal fixada em 40 horas.

    Apesar de já estar em vigor há quase dois anos, o piso salarial nacional dos professores nunca foi respeitado em São Luís Gonzaga. Mais que isso: logo após a edição da Lei nº 11.738/08, o Município aprovou uma lei municipal, com validade a partir de 15 de março de 2010, concedendo aumento parcelado aos profissionais de educação do município.

    Para a promotora de Justiça Samira Mercês dos Santos, titular da Comarca de São Luís Gonzaga, a lei municipal 426/2009 é inconstitucional, pois ao invés de complementar a legislação nacional, vai de encontro a ela.

    IMPROBIDADE -Mais do que ferir um direito dos professores do município, a ação do Ministério Público defende que, ao não cumprir a lei, o prefeito de São Luís Gonzaga, Emanoel Carvalho, cometeu ato de improbidade administrativa.

    Dessa forma, além de pedir que a Justiça determine, em medida Liminar, a aplicação do piso salarial nacional aos profissionais de educação de São Luís Gonzaga, a promotoria requer que o gestor municipal seja condenado por improbidade administrativa, estando sujeito ao ressarcimento integral do dano causado (se houver), perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida enquanto prefeito e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público pelo prazo de três anos.

    Redação:Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

    Autor: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

    ResponderExcluir
  4. foi muita boa a festa,walter não pode ir mais pediu pra natinho brito o representar enquanto que quinco e dr junior estavam lá,cada um em sua particularidade.eita oposição que a cada dia estar forte mesmo,estamos gostando de ver.te cuida manula,essa já é nossa. do povo!!! e lá só tinha mesmo os professores com suas familias ninguem foi coagido a ir,fomos de livre espotanea vontade,foi maravilhoso.obrigado eleonilson,walter dr junior e quinco,em 2012 é vcs sim juntos.

    ResponderExcluir
  5. ISSO FOI FESTA AOS PROFESSORES OU FOI UM ATO POLITICO ORGANIZADO COM DINHEIRO DO SIMPROESSEMA,

    ResponderExcluir
  6. COMO SERÁ QUE NOS SAIMOS COMO LIDERES?

    PRIMEIRO VAMOS ENTENDER O QUE É LIDERAR. LIDERENÇA É ORIENTAR E MOTIVAR PESSOAS, ESTE É UM CONCEITO GERAL VAMOS MAIS A FUNDO LIDERENÇA É FAZER COM QUE O OUTRO FAZ AS COISAS PARA VOCÊ PORQUE ELE QUER FAZER, LIDERENÇA É CUIDAR DO OUTRO, CARREGAR O LIDERADO NOS MOMENTOS DE FRAQUEZA, É DESENVOLVER HABILIDADES NO LIDERADO QUE ELE PRÓPRIO DESCONHECE CRIANDO ASSIM UM SUBSTITUTO, LIDERANÇA É ACREDITAR MOTIVAR. MAIS ACIMA DE TUDO É ABRIR MÃO DE MUITAS COISAS PARA FAZER COM QUE O OUTRO VIVAR UM POUCO MELHOR OS SEUS DIAS DE VIDA. COMO SERÁ QUE NOS SAIMOS COMO ORIENTADORES, LIDERES e MOTIVADORES? POR EXEMPLO: AQUELA POBRE ALMA QUE CHAMOU A POLICIA PARA PRENDER UM MENINO DE 3 ANOS DE IDADE, OU TOCAR FOGUETE NA CASA DE UM ANCIÃO,E, MAIS, DEIXA DE PRESTAR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE, SEGURANÇA,...... ISTO É O TIPO DE ORIENTAÇÃO E MOTIVAÇÃO QUE DAMOS AS NOSSAS CRIANÇAS ESTA HISTORIA CHEGA A SER REPUGNANTE ESTE TIPO DE PESSOAS DEVERIAM SER AFASTADA DA SOCIEDADE. QUE TIPO DE PESSOA AJE DESTA FORMA SEM NENHUM SENTIMENTO DE COMPAIXÃO, AMOR, RESPEITO A HUMANIDADE, RESPEITO AO SER HUMANO E A SOCIEDADE EM SI, COMO UMA PESSOA ASSIM SE FORMA PARA TRABALHAR COM SERES HUMANOS? TODOS TEM AS SUAS QUALIDADES SÓ QUE SUAS ATITUDES PERANTE O PROXIMO NÃO CONDIZ COM A ORDEM DA VIDA....
    FICA A PERGUNTA COMO SERÁ QUE SE COMPORTARÃO OS LIDERES, ORIENTADORES E MOTIVADORES, APÓS ESTE EPISÓDIOS? NÃO VÃO RECORRER A JUSTIÇA PARA OUTROS ATOS E SE ESTÃO RECORRENDO PORQUE OMITIR A INFORMAÇÃO?

    ResponderExcluir
  7. FOI FESTA P/ OS PROFESSORES ASSIM COMO TAL LÁ NA CHURRASCARIA DO NONATO E SEU PREFEITINHO ERA PRA ESTAR PRESENTE ASSIM COMO A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO NÃO O FORAM PORQUE NÃO QUISERAM, BEM PRA MIM NÃO FEZ A MENOR DIFERENÇA ELE ODEIA NÓS MESMO DIGO OS PROFESSORES, FOI MELHOR.

    ResponderExcluir
  8. dinheiro do simproessema?? minha amiga ou amigo se voce esteve lá voce sabe perfeitamente que não e se voce nao esteve voute contar, tudo foi feito com muito sacrificio e dedicação como acontece todo ano e te digo mais quem patrocinou toda a cerveja e o churrasco foi dr junior e outros patrocinadores tambem inclusive os premios do sorteio poderia ter sido bem melhor se esse prefeito valorizasse mais nossa classe não temos dinheiro mesmo mas temos ajuda da oposição.quero tambem aqui agrdecer,obrigado dr junior ,eleonilsom e seu walter.foi tudo muito bom na festa

    ResponderExcluir
  9. se foi os politicos que patrocinaram brigado,meu nâo sabia.mas saiba que nos professores pagamos todo mês pagamos i esse dinheiro é pra ser gasto é com isso mas como nâo precisou.ja que foi patrocinados pelos politicos tinha que ter mas churrasco e mas cerveja. foi pouca ah me descupa os bixim tem pouquinho dinheiro.festa foi na churrascria do nonato ali sim foi festa.

    ResponderExcluir
  10. é engraçado vç dizer que doutor emanuel odeia nos professores.e sempre estamos com nossos vencimentos em dias.nunca atrasou nosso salario.procure outros assuntos para comentar e deixe desses comentarios mentirosos.porq õ povo nãoé besta.

    ResponderExcluir
  11. qual dos "bixim" voce se refere/ dr junior? walter? eleonilson? sindicato? te cuida manula que é todos contra ti inclusive o povo,a tua intenção ja sabemos dizem por aí que tu tem 1 milhao pra tentar comprar ou seu walter ou seu quinco...vou te dá um conselho,seu walter é honesto homem serio e seu quinca ja estar bem combinadim não vao se vender nao, tu vai passar vergonha,ta apostando na desunião no grupo e se nao der vai tentar comprar a oposição né? vai te ferrar,quem escreve aqui é quem tá por dentro de tudo e tem acesso com alguem que é forte da oposição,entendeu??

    ResponderExcluir
  12. Ô classizinha essa. Em vez de tratar de assunto de interesse profissional, tão preocupados é com a politicagem.Vocês estão se matando por quem não tão nem ai pra vocês, só querem o voto, como sempre fizeram e vocês não se dão conta. Eita cambada de incapazes e ainda se dizem mestres.Infelizmente faço parte dessa classe. mas noutro lugar.

    ResponderExcluir
  13. maria adelaide de oliveira conrrado23 de novembro de 2011 às 20:07

    voç~e que fala dessa forma festa foi na churrascaria, asuma sua endentidade, não seja endiota, pucha saco sem dinheiro porque dinheiro só para maria ladrona e emanoel ladrão e filhos deixa de ser besta eu votei neles e nã sou besta assim,. asumo o que faço nçao tenho medo , votei mas não voto mais nei eu nei minha familia que soma 16 votos vai ser contra rararararararara, toma esa manula ladrão.

    ResponderExcluir