Termina hoje o prazo para filiações

Termina hoje o prazo de filiação para quem quer ser candidato. A Lei que rege o processo eleitoral é a 9.504, é ela que dispõe que o cidadão só pode ser candidato se estiver filiado a um partido político. Não existe candidatura avulsa. O registro no partido, deve ser feito com um ano de antecedência do dia da eleição.

Os pré-candidatos estão valorizados. Muitos perderão o valor a partir de amanhã. É o jogo político. Quem não tiver habilidade para participar, é engolido.

Muitos pré-candidatos que poderiam se fortalecer ao longo de um ano para saírem com umc candidatura forte, cedem aos encantos do primeiro momento e se filiam a partidos onde não terão nenhuma chance de concorrer. Os partidos que cooptam os pré-candidatos são os maiores, com mais poder de barganha. Logo, possuem em seus quadros os candidatos com maior potencial eleitoral, em geral aqueles que já são vereadores. Quem entra agora, é arriscar a sorte. 
Do: Blog do Louremar

2 comentários:

  1. continuamos na mesma roubalheira a diferença é que a prefeitura foi queimada literalmente , n administração gonzaguinha, e, hoje, sendo queimada na surdina. V´até o tce/ma e ao Mp solicitem se a prefeitura estar cumprindo dentro do prazo todas as prestações de contas os quais requerem as assinatura de todos os membros dos conselhos do saúde, educação, caso não cumprirem a população é que paga a multa

    ResponderExcluir
  2. CASO DE POLÍCIA1 ENTÃO É POR ISSO QUE O PREFEITO ESTAR TOMANDO TODAS NOS BARES, OLHE QUE A DESPESA SERÁ CONSOLIDADA COM OS AMIGOS DO PEITO E DO FILHO!

    VAMOS AS NOTÍCIAS - SÃO LUÍS - O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão denunciou à Justiça Federal 22 pessoas acusadas de fraude de recursos públicos, entre elas o ex-prefeito de São Luís Gonzaga, Luiz Gonzaga Fortes Filho, o contabilista e empresário Waldely Leite de Moraes e o seu filho Luciano Rabelo de Moraes, sócios das empresas Escritório de Planejamento Municipal Ltda. (Eplam) e Escritório de Consultoria e Planejamento Municipal Ltda. (Ecoplam). Todos os envolvidos foram presos pela Polícia Federal (PF), na Operação Rapina I, em dezembro de 2007.

    Os 22 denunciados pelo Procurador da República Marcílio Medeiros têm envolvimento com uma série de desvios de recursos públicos na Prefeitura de São Luís Gonzaga, pois o inquérito que envolve essas pessoas foi desmembrado. O MPF ofereceu o benefício da delação premiada, com a redução da pena do delator.

    Segundo a denúncia do MPF, na prestação de contas e fiscalizações realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) no município, foram identificadas documentação fiscal irregular, montagem de procedimentos licitatórios, utilização de empresas de fachada, "tudo com o objetivo de ''maquiar'' o desvio de recursos públicos federais repassados por meio de convênios, fundos ou programas nacionais".

    A CGU individualizou as evidências correspondentes ao período de 2005 a 2007, ressaltando que não lhes fora apresentado, pela Prefeitura, nenhum documento relativo aos exercícios de 2005 e 2006, sob a justificativa de que um incêndio no prédio-sede, ocorrido em 11 de dezembro de 2006, teria inutilizado todos os seus arquivos, inclusive os correspondentes aos dois exercícios indicados.

    Os auditores da CGU concluíram como curioso o fato de, em relação ao exercício financeiro de 2005, bem antes do incêndio, não ter havido apresentação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) na íntegra da documentação que comprovaria as despesas executadas, o que levou à desaprovação das contas pelo órgão.

    Segundo a denúncia do MPF, foram desviados recursos de 19 programas dos ministérios da Educação, Saúde e Habitação. De acordo com as investigações, foram malversados cerca de R$ 7 milhões dos convênios de programas federais. Para o MPF, o ex-prefeito, ao se apropriar e desviar recursos públicos federais repassados, cometeu 19 delitos, entre os quais dispensa de licitação, apropriação e desvio de recursos públicos.

    Além de São Luís Gonzaga, as empresas prestavam assessoria contábil para os municípios maranhenses de Governador Newton Bello, Nina Rodrigues, Paulo Ramos, Tufilândia e Urbano Santos.http://imirante.globo.com/noticias/2011/10/07/pagina287381.shtml

    ResponderExcluir