Nossos queridos professores

   Sábado, 15 de outubro, comemorou-se o dia do Professor, aquele profissional abnegado que dedica a sua vida a ensinar.
            Figura indispensável desde a Academia de Platão, o professor é a mola propulsora para o progresso de uma sociedade, pois não há outro caminho capaz de mudar a realidade que não seja pela educação.
            Comemora-se nessa data porque a 15 de outubro de 1827 o então imperador Pedro I baixou um decreto criando o Ensino Elementar em nosso país e determinando que em todas as vilas, cidades e lugarejos tivessem sua escola de primeiras letras.
            Parabenizamos os professores e professoras pela sua dedicação, mesmo tendo sido historicamente achacados e vilipendiados pela falta de políticas públicas que salvaguardassem os seus direitos mais elementares.
            Professor no Brasil paga para dar aula, essa é a grande verdade.
            Ahh! Quanta saudade da professorinha que me ensinou o bê-a-bá, parodiando o Ataulfo Alves.
            Minha avó contava que aprendeu a ler assim: bê-a-bá, bê-é-bé, babé; bê-i-bi, ba-bé-bi; bê-ó-bó, ba-bé-bi-bó; bê-u-bu, ba-bé-bi-bó-bu.
            Parecido com uma música do Luiz Gonzaga que diz: “Lá no meu sertão, pro caboco ler, tem que aprender, outro ABC.”
            Paulo Freire, o maior educador brasileiro de todos os tempos, deixou uma frase que agrupa todo o significado da palavra professor:  “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”.
            Algumas frases para os professores:

            “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

            “Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina” – Confúcio

            “O material escolar mais barato que existe na praça é o professor” – Jô Soares

            O texto vai ilustrado com a foto da professora Helena Silva, pois ela sintetiza a história dos professores de Barra do Corda, aos quais rendemos nossa homenagem.
            Pude presenciar uma cena que bem representa o sentimento de gratidão de um aluno pelo seu mestre.
            A Barra do Corda recebeu no início deste ano a visita de dois filhos do senhor Adão Lopes, que são o Djalma Brito Lopes e a Herotildes Milhomem Sousa, que havia partido para Brasilia em 1969.
            A Herotildes me pediu pra levá-la até a casa de sua professora Helena e no caminho não escondia a ansiedade e o nervosismo, prevendo a emoção de rever a sua querida professora, passados tantos anos.
            Herotildes havia sido uma das alunas mais bonitas do antigo Ginásio Diocesano Nossa Senhora de Fátima, chegando a ser a moça escolhida  para erguer o estandarte de Barra do Corda e a bandeira do Maranhão na solenidade de inauguração da praça da Matriz, com a presença do governador José Sarney e do prefeito Galeno Edgar Brandes em 1967.
            Chegando à casa da professora Helena, Herotildes deu-lhe um grande abraço e cobriu-a de beijos.
            À medida em que as lágrimas saíam ela dizia: - Minha professorinha querida, obrigado por tudo, tudo o que sou eu devo à senhora!
            A professora Helena, retribuiu-lhe todo o carinho e também visivelmente emocionada, me disse: - Tá vendo? É isso que paga a gente!


Do: TB

4 comentários:

  1. senhor wilson veja sò a que ponto xegou.nossos professores ganham um misero salario como todo mundo sabe então agora o que vemos nas paginas policiais o marido da professora minervina e o marido da diretora zilma estão sendo denunciado por trafico de drogas.que situação dos nossos professores.prefeito pague o piso salarial pois os familiares dos nossos educadores estâo sendo obrigado a traficar para nâo passar fome.

    ResponderExcluir
  2. coitados dos professores do nosso municipio.seus familiares sâo obrigado a traficar drogas para nâo passar fome.é so o que se comenta na cidade e no interior a policia civil de bacabal teve ontem vistoriando a casa da diretora zilma e a casa da professora minervina ambas trabalham e reidem no pvoado azedo.pois o que se comnenta é os maridos das ditas cujas sâo traficante de drogas.seu manoel e seu raimundo li essa materia no saite G1SUCESSO.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Que comentario mais idiota e absuro, MEU DEUS.Onde já se viu uma coisa justificar a outra. No afã de querer defender algum parente ou amigo que enveredou pelo crime estão postando isso. Todos sabem que essas destacadas professoras tem mais de um emprego, inclusive do Estado.O que elas deveriam mesmo era denunciar esses criminosos, sob pena de correr o risco de serem presas junto com suas cara metades.Isso se não tiverem envolvimento no caso.

    Falou Dé Ziluzão

    ResponderExcluir