Evite deixar comentários idiotas em blogs e sites

Veja alguns dos erros comuns cometidos nas seções de comentários e evite-os.:assobia:
Ilustração de um homem bravoRetrato-falado de um dos tipos de pessoas que deixam comentários indesejados.
Henrique, dono do blog Revolução Etc, assim como eu, já teve a infelicidade de ser ofendido por vândalos que sofrem do que ele chamou de Complexo de Rosângela. Será um dos efeitos negativos da Internet sobre os jovens?:(
Como ele explicou em Opa, democracia aqui não! e eu reforcei no Manifesto do Comportamento na Internet, os donos das páginas têm o direito e o dever de remover e ignorar esse tipo de mensagem, em respeito aos outros leitores e para não desperdiçar tempo.
Infelizmente, os trolls descritos no Manifesto não são os únicos incovenientes. As mensagens deixadas na página mais acessada do "FalaBonito" mostram claramente como inúmeros internautas não têm noção nenhuma da função de formulários de comentários ou ignoram o tema abordado no texto. Minha intenção era citar alguns, mas nem consegui escolher, dada a abundância de "pérolas".x( Os vídeos doYouTube também costumam receber muitas - agora está "na moda" publicarem correntes sem sentido lá.

O que evitar

Como demonstrado pelos exemplos mencionados, escrever algo sem tomar alguns cuidados pode ser constrangedor. Observe esta lista de erros comuns que adaptei de 10 mistakes to avoid when posting a comment,post de Ben Barden:
  • Incluir um link no meio do comentário - a maioria dos formulários de comentário têm um campo especial para você deixar seu link pessoal. Adicioná-lo junto com o texto dá a impressão que sua intenção em dizer algo foi apenas divulgar sua página à moda spam.
  • Ignorar o que o autor escreveu - nas dicas de Blogger que publico, não é raro deixarem perguntas que foram claramente respondidas dentro do texto. Sempre leia tudo antes de soltar sua opinião.
  • Elogiar ou criticar o dono do blog por algo que não escreveu - há quem associe blogs escritos por várias pessoas a uma só, e elogiam o autor errado. Outro problema mais comum no nosso contexto brasileiro são pessoas que só passam o olho pelo texto (ou simplesmente pelo título) e vão direto para os comentários criticar o dono do blog.
  • Homem fazendo caretaSimulação de outro gênero que deixa comentários indesejados.
  • Pedir para o dono doblog criar um link para o seu - não passe a ideia de que está desesperado. Deixe seu link no campo apropriado. Quem quiser visitará sua página; quem gostar e considerar apropriado criará um linkpara você.
  • Comentar no posterrado - se o autor escreveu textos sobre maçãs e laranjas, deixe sua opinião sobre cada fruta na página adequada, para aumentar o valor e utilidade de cada uma! Se quiser perguntar sobre uvas, procure um e-mail ou uma página mais apropriada.
  • Comentar sem revisar o que digitou - não precisa ter pressa para estruturar suas palavras. Ser o primeiro a comentar não lhe dará nenhum benefício, e é deselegante publicar tudo em maiúsculas ou com erros gritantes de português.
  • Mensagens não construtivas - qual será a utilidade em dizer somente "Legal!", "Gostei!" ou "rsrsrs"? Nenhuma. Economize o seu tempo e o de quem ler a página: só comente se tiver algo produtivo para dizer.
  • Recados duplicados, triplicados... - muitos usam sistemas de moderação. Se suas palavras não aparecerem instanteamente, não insista em apertar o botão "enviar" cinco vezes. Aliás, leia os comentários existentes: talvez o que quiser expressar já tenha sido dito.
  • Fingir ser outra pessoa - esse item não precisa de explicação. Um cuidado especial em relação a isso também deve ser tomado por moderadores: só há comprovação de autoria em sistemas que requerem login (inclusive OpenID).
E você, também vê ou recebe muitas mensagens assim?:S Que conselho tem para construir uma Internet melhor?


Não bastasse  a falta de argumentação lógica, a maioria dos que padecem do “Complexo de Rosângela” são semianalfabetos. Normalmente se utilizam de frases curtas, pois redigir mais de uma linha é impossível para a espécie.

Nunca discuta, não convencerá ninguém. As opiniões são como os pregos; quanto mais se martelam, mais se enterram. Alexandre Dumas (filho)

Que fique claro que não sou contra opiniões divergentes nos comentários. Muito pelo contrário, é extremamente gratificante para um blogueiro quando alguém apresenta um novo ponto vista com argumentos convincentes. Nenhum blogueiro quer ser dono da verdade. O que nós desejamos é ter nossas opiniões respeitadas, sobretudo pelos que divergem. Afinal, a arte do bom comentário, é privilégio de poucos.

4 comentários:

  1. Olá gostaria de conversar com os rebeldes. Pois sou uma fã louca. tchao, beiiiiijooooooooooooooooooooooooooos e abracooooooooooooooos

    ResponderExcluir
  2. roberta diego alice pedro alyce tomás carla eu sou fã de vcs eu gostaria muito de ver vcs saiba passa msn e blog de vcs bjos amo vcs estão dentro do meu ♥♥♥ para sempre......meu nome jaiane

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rebelde Solitário. Desejo-lhe muito sucesso. Não é a toa que o BAR DO SAULO cultiva ares caseiros e ambiente aconchegante. Ele está localizado atrás da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, no Jardim Proença, em Campinas, São Paulo- tel: 19 - 997 19 19 53. O BAR DO SAULO trabalha no ramo, desde 1959, com a proposta de resgatar tradições. Seu cardápio é montado em cima de lanches delicosos de filet mignon e outros quesitos saborosos, tais como a coxinha mais famosa de Campinas, feita pela filha do Saulo O atendimento diferenciado é pelo próprio dono.Parabéns pelo atendimento.Parabéns Campinas pelos seus 240 anos, em 14/7/2014, aniversário da cidade. E quando os Rebeldes vierem à Campinas, visitem o Bar do Saulo para conferir os petiscos e guloseimas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir